Exames, esclarecimentos e encaminhamentos foram feitos na Praça Dr. Fernando Abbott
Durante todo o dia, na última sexta-feira (31), ações de prevenção e encaminhamentos relativos ao Câncer de boca foram realizados na Praça Dr. Fernando Abbott. A iniciativa da Secretaria Municipal da Saúde corresponde ao Dia Estadual de Luta Contra o Câncer Bucal. A Data é oficializada pelo Estado e tem por
meta, instituir uma ampla campanha anual para prevenir a doença. Segundo dados do Conselho Regional de Odontologia, o câncer de boca ocupa o 6° lugar no ranking dos cânceres que mais matam. O dado preocupa os profissionais de saúde, que por meio do Conselho Regional de Odontologia também instituíram o dia 31 de maio como Dia de Prevenção ao Câncer Bucal. Segundo o Coordenador de Saúde Bucal do Município, o odontólogo, Aroldo Alves Júnior, a prevenção é a ferramenta mais indicada para que diminuam as incidências de câncer de boca. “Desde a década de 90 quando foram instituídas as campanhas de prevenção contra os cânceres de mama, próstata e colo uterino, a incidência desses tipos de C.A, diminuiu consideravelmente. Vamos começar também nossas campanhas preventivas para que o aumento do câncer de boca seja evitado”.
Além de orientar as pessoas, as equipes que atenderam na Praça Fernando Abbott, fizeram exames clínicos (teste preventivo de câncer de boca), prestaram instruções sobre a higiene bucal, e orientaram sobre o autoexame preventivo. Nos casos em que os pacientes apresentaram alguma lesão, foram encaminhados para as Unidades Básicas de Saúde para realização de exames mais aprofundados e posterior tratamento.
A realização do Dia Estadual contra o Câncer Bucal contou com a colaboração dos alunos do Curso de Auxiliar de Saúde Bucal da Escola Técnica New Life, da Odontóloga, Renata Weber e do Cirurgião Dentista, Emerson Cooppetti, de Santa Maria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário, mas se identifique.