segunda-feira, 3 de junho de 2013

Museu Mascarenhas de Moraes bate recorde de visitações na Semana Nacional de Museus

Cerca de 2 mil pessoas estiveram no Museu Gaúcho da FEB, Mascarenhas de Moraes, durante a programação da 11ª Semana Nacional de Museus, que aconteceu de 13 a 18 de maio.  Segundo o Curador, Luiz Fernando Fabrício, devido ao grande número de agendamentos para visitas, a Semana teve a programação ampliada, e só encerrou as atividades na última quinta-feira, (23). O Museu foi aberto inclusive
à noite, para receber alunos do noturno do Instituto Educacional Menna Barreto. O Prefeito Roque Montagner, o Vice Prefeito Evandro Obaldia Guedes e as Secretárias Nilvanês Jobim, da Educação e Denise Lisoski, de Turismo, participaram da abertura da Semana no dia 13 de maio. Como expectador, Roque assistiu à palestras e observou o acervo da Força Expedicionária Brasileira. Além do Poder Executivo, estudantes das escolas municipais, estaduais e particulares participaram das atividades que contaram com a apresentação do Documentário “O Rio Grande que dá certo” gravado pela TV Bandeirantes em 2007 e exportado para quatro países: Espanha, Portugal, Itália e França. O documentário expõe relatos de expedicionários relativos ao pós guerra.   “As pessoas que estiveram aqui durante esta semana, além do acervo, tiveram acesso a informações mais amplas sobre a 2ª Guerra Mundial. Vimos crianças, jovens e adultos compenetrados nas palestras e interessados em saber mais. Isso nos mostra que o museu realmente pode e deve ser um espaço aberto à cultura”, destacou.
A ideia de abrir as portas do Museu Gaúcho da FEB para eventos à comunidade teve início no começo deste ano, quando o curador lançou o Projeto Aluno-Museu, que começou com a visitação dos alunos do 3° ano do Colégio Tiradentes e posteriormente seria estendido ao quadro Efetivo Variado (soldados) da 13ª CIA MEC, durante as comemorações do aniversário do município no mês de abril. Luiz Fernando Fabrício já prepara o projeto alusivo à Primavera dos Museus que acontece no mês de setembro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, mas se identifique.