Soeli de Oliveira
Marketing é definido como um processo ou conjunto de ações que identifica necessidades e as transforma em produtos ou serviços. Descobre onde estão os clientes, analisa a melhor maneira de alcançá-los e satisfaz suas expectativas de forma lucrativa para a empresa. Pelo exposto, percebemos que marketing abrange um conjunto amplo de ações que não se resume somente à propaganda, como acreditam a maioria das pessoas.
Para compreender melhor o que é marketing se faz necessário esclarecer o que significa necessidade, desejo, benefício e satisfação.
Necessidade – É uma falta ou carência que os consumidores têm. Pode ser física ou psicológica.
Desejo – É a forma como uma necessidade é atendida.
Benefício – É tudo de positivo que um produto ou serviço gera de valor para o cliente.
Satisfação – Depende do desempenho percebido em relação ao esperado.
O composto de marketing é formado por quatro palavras chaves que começam com a letra “p” (Produto, Preço, Ponto e Promoção), de forma a facilitar a sua memorização.
Estes quatro elementos respondem às quatros questões básicas necessárias para a comercialização de produtos e serviços que são:
1. O que o cliente quer? (sua necessidade, produto/serviço)
2. Onde ele pode encontrá-lo? (Ponto de distribuição)
3. Como saberá que ele existe, para que ele serve e por que ele deveria comprá-lo? (Promoção)
4. Qual o seu preço? (Preço).
Já a moda lida com mudança, envolve novidade e inovação. É uma sucessão de tendências de pequena e curta duração. Tem ligação estreita com a criatividade e com o design e vem impregnada do significado e do ato de construir, formar, moldar e criar.
Moda é um fenômeno social de rápida difusão. É percebida como um movimento, um ciclo. Obedece uma obsolescência contínua e planejada. Tem um caráter imitativo, acrítico, efêmero e transitório. O que era admirado, imitado, promovido, distribuído, um dia torna-se ultrapassado.
Marketing da moda é a aplicação de uma série de técnicas que visam tornar mais transparente, para a empresa, as necessidades e desejos dos consumidores, de tal forma que a empresa possa responder com produtos e serviços de moda que os atenda plenamente ou que até mesmo os surpreenda.
O marketing da moda é responsável por assegurar, para a empresa e para os seus clientes, a obtenção do melhor proveito a alcançar por meio de planejamento, controle e gestão de um design criativo e vencedor.
Uma empresa voltada às vendas vende aquilo que pode fazer. Por sua vez, uma empresa voltada para o marketing pesquisa as necessidades e desejos do mercado e faz aquilo que pode vender.
Quando uma empresa de moda não leva a sério o conceito de marketing pode fracassar nos seus lançamentos e até ir à falência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário, mas se identifique.