segunda-feira, 2 de julho de 2012

Bombeiros realizaram treinamento de evaquação em situação de pânico


Na sexta-feira (29), o Corpo de Bombeiros de São Gabriel, comandado pelo Major Marcio  Farias, realizou um teinamento para prática de um Plano de Evaquação em Situação de Pânico na Escola Estadual
de 1º Grau Professora Sueni Goulart Santos. Foi o primeiro treinamento realizado em São Gabriel.
O trabalho foi realizado em três dias de treinamento e explicações aos alunos para que, no caso de haver um incêndio, em seu início, haja a evaquação do prédio. Quando a equipe de Bombeiros chega ao local, faz a contagem dos alunos (no caso, como tratava-se de uma escola) e, no caso de alguém não ter conseguido sair, é resgatado antes que comece o trabalho para conter o fogo.
Houve demonstração da evaquação de alunos e salvamento de uma das funcionárias, a qual encenava ter desmaiado devido à fumaça durante um incêndio. 
Segundo o Comandante do Corpo de Bombeiros, é a eficiência de uma evacuação que delimitará as perdas humanas principalmente em edifícios em altura e hospitais. 
Deve-se levar em consideração que na hora de um sinistro o principal inimigo que se tem é o pânico. Quanto mais preparadas as pessoas estiverem para enfrentar uma situação de emergência, maiores as chances de se salvarem.
Segundo a equipe do Corpo de Bombeiros, o trabalho deve ser realizado em todas as escolas do município.
Num desastre as comunicações podem ser  interrompidas e as condições podem ser caóticas, por isso o objetivo de um plano de controle de desastre deve ser  o de desenvolver  o planejamento que permitirá aos responsáveis pela empresa, durante uma situação de emergência, se concentrarem mais na solução dos problemas prioritários do que na tentativa de por alguma ordem ao caos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, mas se identifique.