Uma das grandes conquistas da Adm. da Sta. Casa no ano de 2011, foi a assinatura do Projeto de Atendimento Regional na especialidade de Otorrinolaringologia. O serviço vem sendo realizado desde o início deste ano com grande sucesso. O convênio foi consolidado na Secretaria Estadual de Saúde (SES/RS), durante reunião com o Dr. Marcos Antônio de Oliveira Lobato - Dir. do Departamento de Assistência Hospitalar e Ambulatorial (DAHA).
Segundo o administrador Antônio Fontoura, trata-se de um Projeto pioneiro, inovador e inédito para a região da Fronteira Oeste. É o 1º Serviço desta natureza no Estado do RS. Um serviço gratuito e sem contrapartida dos Municípios.
O Convênio prevê um teto físico e orçamentário, com coeficiente quantitativo conforme a população de cada município, abrangendo consultas, nº de procedimentos de Cirurgias/mês disponíveis aos municípios da 10ª CRS, abrangendo as cidades de: São Gabriel, Alegrete, Barra do Quarai, Itaqui, Manoel Viana, Maçambará, Quarai, Rosário do Sul, Santana do Livramento, Santa Margarida do Sul e Uruguaiana, totalizando 470mil hab.
A Equipe Técnica da Sta. Casa está de parabéns, pela forma inovadora de mais um Projeto que contempla São Gabriel e região e que foi visto com bons olhos, muito bem recebido, analisado e aprovado pela Equipe Técnica da Sec. de Saúde do RS, recebendo deferimento favorável do Sec. Ciro Simoni e do diretor do DAHA - Dr. Lobato tendo como respaldo da equipe médica e da bela infraestrutura da Sta. Casa.
O serviço está funcionando junto ao Centro Clínico da Sta. Casa, situado na parte térrea do PA 24 hs, de segunda à quarta-feira, através de agendamento, e, sob a responsabilidade do Dr. Rômulo Henrique G. Marques e do Dr. Elisson Krug.
O Dr. Rômulo Marques cursou medicina na UFSM, é cirurgião e fez residência médica no Hospital Conceição em POA, com especialidade em otorrinolaringologia. Já o Dr. Elisson Krug também cursou medicina na UFSM e realizou residência médica no Hospital da PUC em POA.
O Dr. Rômulo Marques destaca que são realizados aproximadamente 100 atendimentos por semana, onde são feitas consultas, avaliações, exames de vídeo-endoscopia além do serviço de fonoaudiologia, bem como, a realização de procedimentos cirúrgicos quando necessários.
Segundo informações da Coordenadora do Serviço na Sta. Casa - Ariele Peres Pereira, somente este ano, desde o início do serviço, já foram totalizados aproximadamente 1.300 atendimentos, entre consultas (C) e procedimentos cirúrgicos (PC). Ariele Pereira salienta detalhadamente mês a mês, da seguinte forma: Janeiro (C - 147 e PC - 08), Fevereiro (C - 261 e PC - 18), Março (C - 240 e PC - 29), Abril (C - 258 e PC - 30) e Maio (C - 260 e PC - 25).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário, mas se identifique.