sexta-feira, 29 de junho de 2012

Cooapampa é destaque no estado e recebe prêmio


Tendo como local o teatro do Bourbon Country em Porto Alegre aconteceu  a 40ª edição do "Prêmio Exportação RS 2012".  O evento é dedicado a reconhecer e valorizar a força exportadora de empreendedores gaúchos. Durante o jantar oferecido aos premiados e convidados especiais foram
agraciadas 41 empresas, o maior número desde 1973, ano da criação do prêmio. A novidade deste ano foram duas novas categorias: Pequeno Desbravador Internacional, que contempla micro e pequenas empresas, e a de Dinamismo Exportador - Trading, voltada ao segmento das prestadoras de serviços aos exportadores.
 O Conselho do Prêmio Exportação RS é formado por 15 entidades públicas e privadas que respondem pela análise do perfil das empresas agraciadas. O prêmio busca reconhecer empresas que adotaram estratégias inovadoras na gestão de negócios de comércio exterior. 
São Gabriel foi um dos grandes destaques do evento, através da Cooperativa Apícola do Pampa Gaúcho (COOAPAMPA) que recebeu a distinção na categoria Destaque Setorial no ramo agropecuário, que é concedido para empresas que se destacaram como exportadoras no seu setor de atividades, incluindo os clusters mais significativos presentes no território gaúcho, adotando soluções criativas e inovadoras e constituindo-se em efeito-demonstração e referência para outras empresas, bem como acarretando efeitos benéficos para a microrregião onde está instalada. 
O Presidente do Poder Legislativo de São Gabriel, vereador Adão Santana    esteve presente ao evento acompanhando o Diretor Presidente da Cooapampa, Aldo Machado juntamente com o Secretário Municipal do Planejamento, Paulo Antônio Oliveira.
Tão logo entregue a premiação, Aldo Ma-chado,destacou que a conquista coloca a produção apícola em evidência, pois a Cooapampa foi a única empresa premiada da Metade Sul do RS, além de valorizar o potencial exportador dos municípios associados, como São Gabriel. Eleressaltou ainda que a Cooapampa está presente em 34 municípios do RS, representando em torno de 16 mil produtores, totalizando uma produção de 4.750 toneladas/ano, ou seja, 60% de toda a produção apícola do RS.A Cooapampa já exportou mais de 600 toneladas de mel para o mercado externo, especialmente países da Europa. 
A indicação da Co-oapampa para disputar o prêmio foi feita pela Farsul, mediante sugestão do vice-presidente Tarso Teixeira, presidente do Sindicato Rural de São Gabriel. 
O presidente da Câmara de Vereadores Adão Santana  voltou a  ressaltar a importância da Apicultura no município lembrando que tramita na casa um convênio objetivando o trabalho mútuo em projetos de pesquisa e extensão na área de Apicultura entre a UNIPAMPA, FARGS e COOAPAMPA com objetivo principal de tornar São Gabriel um Centro de Pesquisa de referência Nacional em Pesquisa e Tecnologia Apícola. "A apicultura é hoje considerada uma das grandes opções para a agricultura familiar por proporcionar o aumento de renda, através da oportunidade de aproveitamento da potencialidade natural de meio ambiente e de sua capacidade produtiva", concluiu Adão Santana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, mas se identifique.