Não é de hoje a luta de milhares de pacientes da Rede Pública de Saúde em São Gabriel por um atendimento mais humano nos postos da cidade. Tanto é verdade que o atual Governo Municipal foi eleito tendo como principal proposta o fim das filas nos primeiros 90 dias de gestão.
Passados mais de 3 anos da administração as filas continuam cada vez mais desumanas. Uma prova dessa
afirmativa verificou-se na manhã de segunda-feira, por volta das 8 horas, quando era possível avistar uma fila de mais de cem pessoas que aguardavam receber fichas para o agendamento de consultas no CAPS (Centro de Atenção Psicossocial).
afirmativa verificou-se na manhã de segunda-feira, por volta das 8 horas, quando era possível avistar uma fila de mais de cem pessoas que aguardavam receber fichas para o agendamento de consultas no CAPS (Centro de Atenção Psicossocial).
A reportagem do Cenário de Notícias compareceu no CAPS no início da manhã onde permaneceu até o término da distribuição de todas as fichas que garantiram agendamento até o dia 30 deste mês. Quem estava na fila continuou até às 9h30min, o que levou muitos perderem o dia de serviços pelo atraso da manhã. A primeira pessoa da fila havia chegado ao local pouco antes das 18 horas de domingo.
A fila, uma das maiores já vista em posto de atendimento de saúde, se formou em razão de que os funcionários do Centro haviam avisados que somente naquele dia seriam agendadas as consultas para todo o mês de março. Por esta razão muitas pessoas que necessitavam de atendimento resolveram posar no local para não ficarem mais um mês aguardando a consulta.
O Coordenador do Posto, Claudio Roberto Costa Barbosa, por sua vez, alega que jamais foi dito que as fichas seriam distribuídas somente na segunda-feira para o mês todo. Segundo ele, todos os pacientes foram avisados que seriam distribuídas normalmente as sete fichas do dia, com mais duas que são agendadas para idosos e pessoas do interior do município. As pessoas que estavam na fila são unânimes em rechaçar a justificativa dada pelo coordenador.
O vereador Lisandro Cavalheiro, do DEM, esteve no Posto do CAPS e conversou com a coordenação que explicou que um dos médicos, o Dr. Vagner Nunes, está de laudo desde setembro do ano passado, tendo sobrecarregado o Dr. Nilton Souto Pereira, que agora trata de seus pacientes e ainda atende os do outro médico.
O número de fichas distribuídas, apenas nove, foi questionado pelo vereador democrata lembrando que em um pedido de informação que fez para a Prefeitura Municipal, a Secretaria de Saúde teria lhe informado oficialmente que cada médico contratado pelo município atende 24 pacientes por dia. Lisandro Cavalheiro queria saber porque no CAPS eram distribuídas somente 9 fichas. Apesar de sua insistência, não obteve resposta. A verdade é que os pacientes estavam revoltados com a péssima organização do sistema de atendimento de saúde do município.
Mesmo com o apoio da imprensa que acompanhou todos os atos e de um representante do Poder Legislativo, Lisandro Cavalheiro, muitos pacientes desistiram de esperar e foram embora. Ao final um total de 80 fichas foram distribuídas e mesmo assim onze pessoas ficariam sem consultar. Depois de muita insistencia o coordenador do CAPs, Claudio Roberto Costa Barbosa resolveu liberar o agendamento das consultas das pessoas que ficaram sem fichas.
No inicio do próximo mês, informa o coordenador do CAPS será retomado o sistema de distribuição das 9 consultas por dia que, na sua opinião é o modo mais fácil de acabar com o grande número de pessoas passando a noite em frente ao posto.
Outro fato a destacar presenciado pela Imprensa é que o psicólogo, que é de Santa Maria, chegou ao posto para realizar atendimento dos pacientes por volta das 9 horas, sendo que suas consultas estavam marcadas para às 8 horas.
Isso é um absurdo,ter q passar a noite inteira na fila de posto para agendar uma consulta sabe lá pra q dia,esses dias li uma reportagem que tem uma nova lei q o agendamento de consulta não pode passar de 7 dias,mas não é isso q vem acontecendo em São Gabriel.No PAM é outro exemplo pois marcam as consultas pras 7da manhã mas a maioria dos doutor começam a atender pelas 9 ou 10hrs da manhã
ResponderExcluir