quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

No verão tenha cuidado com animais peçonhentos

Com a chegada do verão os incidentes envolvendo cobras, aranhas, lagartas, escorpiões se tornam ainda mais comuns, pois durante as estações quentes as espécies ficam mais ativas. O alerta é do Primeiro Sargento Bombeiro Renato Dutra Pereira acrescentando que para evitar acidentes envolvendo estes animais peçonhentos a principal recomendação é ter o máximo de cuidado.
Pessoas picadas ou queimadas por um destes animais devem de imediato procurar atendimento médico. Qualquer atendimento mal feito por pessoa leiga pode ser ainda mais prejudicial, explica o bombeiro, citando como exemplo, cortar a circulação no local do ferimento com amarras. O veneno fica retido na área, o que pode levar à necrose e perda do membro. Tentar sugar a peçonha também não resolve, pois ela já está na circulação sanguínea.
Renato Pereira observa que o melhor remédio é a prevenção. E, para tal é importante manter os pátios limpos e sem entulhos, pois os animais gostam de se esconder nesses lugares. No caso de aranhas e escorpiões, é possível contratar empresas de dedetização. A Prefeitura não tem serviço de extermínio. Já as cobras são animais silvestres e não podem ser mortas. Além disso, lembra que a criação de abelhas, também consideradas peçonhentas, é proibida no perímetro urbano.
Para descobrir se a cobra é ou não peçonhenta, há uma regra geral: caso a cobra apresente um orifício situado entre o seu olho e narina, chamado de fosseta lóreal, a cobra pode ser considerada peçonhenta, é a chamada "cobra de quatro narinas". A única exceção a essa regra é a cobra coral, que não apresenta essa peculiaridade, porém é bastante chamativa, pois é bem colorida.
Os sapos possuem glândulas produtoras de veneno, dispersas pelo corpo, geralmente situadas acima dos olhos ou então na parte anterior das coxas.
Esses animais, apesar de terem peçonha perigosa, tornam-se praticamente inofensivos por não terem aparelho inoculador. A urina dos sapos não oferece maiores riscos, somente quando em contato com mucosas de olhos e boca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, mas se identifique.