
No dia 17 de novembro a Conferência Governamental debateu a realidade das brasileiras que acontece no dia dia. Estiveram presentes aproximadamente 250 pessoas entre gestoras/es e servidoras/es de todos os órgãos do governo federal, dos ministérios e entidades da administração indireta convidados.
A 3ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres tem o objetivo de discutir e elaborar políticas públicas voltadas à construção da igualdade, tendo como perspectiva o fortalecimento da autonomia econômica, social, cultural e política das mulheres, seja na sua condição de cidadã, seja na construção das mulheres como sujeito coletivo, processo que marcou de forma definitiva a sociedade brasileira nas últimas décadas, contribuindo para a erradicação da extrema pobreza, para a construção de um padrão de desenvolvimento igualitário e sustentável e que garanta o pleno exercício da cidadania das mulheres no Brasil.
Apresentação do Plano Nacional da Pessoa com Deficiência - Viver sem Limite
Tani também esteve no Palácio do Planalto acompanhando a Minsitra Maria do Rosário quando a presidenta Dilma Rousseff fez apresentação do Plano Nacional da Pessoa com Deficiência - Viver sem Limite. A solenidade de lançamento do plano, foi no Palácio do Planalto, com a presença da presidenta Dilma Rousseff e diversos ministros envolvidos no Viver sem Limite, que em seu discurso disse: “Os limites para um indivíduo não estão determinados no momento do nascimento de uma pessoa com deficiência, mas sim nas barreiras impostas pelo meio e pela sociedade onde ele está inserido”... “Todos os dias, em todo o país, centenas de brasileiros e brasileiras com algum tipo de deficiência desafiam limites e enfrentam barreiras nas ruas, em casa, no ambiente de trabalho, nas escolas e nos espaços públicos. Enfrentam também o obstáculo do preconceito da sociedade, que não acredita na sua capacidade de superação de limites. Por isso, o governo federal tomou a decisão de priorizar ações voltadas a essa significativa parcela da sociedade, que durante muitos anos esteve segregada de seus direitos”, afirmou a ministra durante a solenidade. Rosário lembrou que o plano é uma iniciativa da própria presidenta Dilma e tem como palavra chave a autonomia das pessoas com deficiência.
Comissão da Verdade e lei de acesso à informações públicas.
No dia 18, sexta, Tani Vieira esteve no ato em que a Presidenta Dilma Rousseff sancinou a Comissão da Verdade e lei de acesso à informações públicas.
“Este é o coroamento de uma trajetória, que graças ao trabalho sério, responsável e comprometido dos Ministros - Ministra de Secretaria de Direitos Humanos Maria do Rosário, - Ministro da Justiça Eduardo Cardoso e tantos outros que os antecederam; e a luta de pessoas que não desistiram; e da presidenta Dilma Rousseff, que sancionou em solenidade no Palácio do Planalto, os projetos de lei que criam a Comissão Nacional da Verdade e a lei do Acesso à Informação, que regula o acesso às informações públicas em âmbito federal, estadual e municipal, nos três poderes” frisou Tani.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário, mas se identifique.