segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Dia dos Solteiros: é impossível ser feliz sozinho?

Ritmo de vida cada vez mais agitado, a vontade eterna de curtir a vida sem compromissos e maior investimento na carreira profissional. Essas são as principais causas apontadas por aqueles que não namoram e não pretendem tão cedo manter relacionamentos sérios. O número cada vez maior desse tipo de perfil na sociedade faz surgir no calendário brasileiro uma nova data comemorativa, o Dia do Solteiro, festejado nesta segunda-feira, 15 de agosto. De acordo com dados de 2010 do IBGE, no Brasil existem 31,949 milhões de homens solteiros e 30,345 milhões de mulheres nesta situação.Assim é com Maria Clara Ribeiro, que aos 27 anos não tem pressa para encontrar um companheiro. "Nunca mantive nenhum tipo de relacionamento que durasse mais de duas semanas e não sinto falta de ter um namorado. Aos 17, eu achava que isso fosse mudar conforme eu fosse ficando mais velha, mas aqui estou eu dez anos depois me sentindo da mesma forma", brinca. Grande parte de suas amigas já é casada e pensa em filhos. Mas apesar de sofrer uma certa pressão familiar, Maria Clara não parece se importar muito. No momento, a vendedora pensa em retomar os estudos e terminar a faculdade de direito.De acordo com a psicóloga Monick Acioli, as prioridades estão mudando e outras áreas da vida estão recebendo mais empenho das pessoas que a afetiva. "Essa obrigação social de ter compromisso foi perdendo força. As pessoas estão respeitando mais os seus próprios desejos, de forma que ter um relacionamento passou a ser uma opção e não uma obrigação", avalia.Maria Clara conta ainda que gosta de estar com amigos e de poder aproveitar festas, e argumenta que isso fica mais complicado no caso das meninas comprometidas. "Gosto de curtir as festas que vou com os meus amigos e de não ter que dar satisfação. Não tenho a mínima paciência com cara feia de namorado insatisfeito com minhas companhias ou com a forma como eu danço, como vejo que acontece com as minhas amigas", afirma num tom de irritação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, mas se identifique.