quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Conselho Tutelar retorna às suas atividades hoje

Conselheiras Tutelares retornaram hoje

O Conselho Tutelar de São Gabriel esteve, na segunda e terça-feira, de portas fechadas, atendendo somente aos casos de extrema urgência através do telefone de plantão.
Conforme noticiado na edição passada do Cenário de Notícias, número 493, a paralização reivindicava, por parte das Conselheiras, melhores condições de trabalho.
Na manhã de ontem, em entrevista exclusiva ao Cenário de Notícias, a Secretária de Assistência Social Loiva Souto Corrêa destacou a importância do Conselho Tutelar para a sociedade.
Referente às reivindicações das Conselheiras, que as levaram a paralizar os serviços de atendimento na sede, a Secretária Loiva informou que foi cedido um carro, da Assistência Social, com dois motoristas, combustível, disponível 24 horas por dia, somente para atender ao Conselho Tutelar.
Foi proporcionado um espaço físico adequado, onde cada Conselheira dispõe de uma sala para atendimento e é considerado pela SMAS que ali o trabalho pode sim ser bem realizado.
O celular usado pelas Conselheiras dispõe de recargas efetuadas com verba da Secretaria de Assistência Social e foi cedido também um estagiário, que atende a secretaria do Conselho Tutelar.
Existe uma faxineira que atende a sede uma vez por semana e a entrevistada deixou claro que, se for necessário um trabalho de faxina mais frequente, deve ser solicitado e com certeza será atendido.
Quando há necessidade da capacitação de Conselheiros em viagens, congressos, é proporcionado.
Sobre a questão da segurança das Conselheiras,. foi destacado pela Secretária Loiva que, tem o motorista, que é homem e sempre acompanha as operações e que o trabalho delas é esse, foi feito o concurso para exercer o cargo e antes de passarem já sabiam que o trabalho é de risco.
“ Elas têm reivindicações que poderemos conversar. Gostariam de ter uma verba própria, mas acredito que agora não seja o momento, porque isso não é obrigatório. Vamos conversar, vamos resolver, mas o momento não é adequado. Elas fizeram as reivindicações que foram entreques à nós, encaminhadas à Prefeitura, mas nessa época as coisas são difíceis.
Eu acho que elas se precipitaram um pouco, não é a ocasião de fazer uma paralização. Eu sei que só São Gabriel paralizou, pois telefonamos para os municípios de Vila Nova, Rosário, Santa Margarida e Caçapava do Sul e todos estão trabalhando normalmente, ficaram inclusive impressionados ao saber que em São Gabriel o Conselho estava paralizado.
Não vemos motivo para paralização, não houve nada muito importante. Temos que fazer justiça que eles trabalharam através do telefone de plantão, mas na sede não tinha ninguém. Isso deixa muito a desejar. Da parte da Assistência Social não houve falha alguma”, relatou a Secretária.
Ainda na terça-feira, estiveram reunidos a Secretária Loiva Souto Corrêa, o Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA) Vando Ubiratan Ribeiro Melo e as Conselheiras Tutelares para tratar os assuntos da paralização.
Logo após a reunião, a reportágem do Jornal Bom de Ler conversou com o presidente Vando, o qual relatou que foi acertado que as principais reivindicações serão levadas ao conhecimento do Prefeito e, a partir de hoje, retomam-se as atividades normais do Conselho.
“O mais importante é que foi levado em conta, por ambas as partes que, se essa situação continuasse, quem estaria perdendo seria a comunidade.
Foi oferecido ao Conselho Tutelar as estruturas do COMDICA no centro da cidade e as Conselheiras irão avaliar o local”, destacou.

Um comentário:

  1. Ruth da Silveira Leal20 de janeiro de 2011 às 13:19

    Olá eu sou Ex-Conselheira Tutelar e não concordo que houve precipitação por partes das Conselheiras em fazer esta paralização pois assim a comunidade e o executivo olham um pouco para as dificuldades que o CT enfrenta, espero que com esta paralização elas consigam o que nós sempre pedimos e nunca fomos atendidos, como disse a conselheira Vania, independe de partidos politicos porque sai governo e entra governo e o CT continua com as mesmas dificuldades não tem plano de saúde, salarios CC4 desde a sua criação (o que foi prometido pelos dois governos de mudar na lei o CC e até hoje continua o mesmo)muitas vezes falta de carro, material,as conselheiras não estão sendo capacitadas porque as capacitações não sao necessárias e sim obrigatórias para um bom encaminhamento e desenvolvimento dos trabalhos as conselheiras devem participar de capacitaçãoes sempre que estas ocorrerem e quanto ao espaço físico oferecido não é adequado porque tem somente 3 salas para o atendimento sendo que são 5 conselheiras e uma das salas e uma CELA, pois ali era um posto policial, esta CELA não tem ventilação adequada, onde varios atendimentos tiveram que ser interrompidos por motivo do calor ser muito intenso e não haver nem um ventilador para amenizar, o único ventilador existente na sede foi cedido pela Sra Dórian Bragança e não pela Secretaria de Assistencia Social e a lei é bem clara a sede do CT deve ser central para que todos possam ter acesso, e é sim de obrigatoriedade do executivo proporcionar condiçoes adequadas ao CT acredito que a Secretaria Loiva esta fazendo o que esta ao seu alcançe e que o Prefeito não vai deixar passar mais um madato e deixar as conselheiras na mesma situação de quando foi criado o CT. Espero que nosso prefeito tenha um olhar mais cuidadoso para com o CT pois muitas ações do CT ficam no anonimato e em muitaS delas, crianças e adolescentes são tirados da rua e encaminhados e mais tarde terão direito ao voto e um Prefeeito que cuida de suas crianças com certeza este é um bom prefeito.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, mas se identifique.