quarta-feira, 24 de março de 2010

FALANDO SÉRIO - CLEBER GIOVANE SILVEIRA

79 anos de História
Como quase todo mundo que hoje trabalha com imprensa em São Gabriel, eu também tive minha passagem pela vetusta redação do Jornal "O Imparcial", bem no comecinho da minha trajetória na mídia impressa. Aprendi muito com o exemplo de personalidades com as quais tive o privilégio de conviver, como o saudoso e inesquecível Manoel Airton de Macedo, a repórter Maria Helena (hoje morando fora), o jornalista Plínio Dotto (‘cobra’ forjado nas redações dos jornalões do centro do país) e o diretor Carlos Vieira Gonçalves.
Nos 79 anos deste jornal que é um verdadeiro patrimônio da cultura gaúcha e brasileira, não falo somente movido pelo dever institucional, como vice-presidente da Adjori, mas como admirador sincero da trajetória deste jornal. Cidades que têm jornais antigos desenvolvem mais apreço pela leitura, pela informação, pela liberdade, pela democracia, e São Gabriel tem esse privilégio raríssimo.
Não posso deixar de saudar aqui a figura do amigo Carlos Vieira Gonçalves, que já é o diretor mais longevo da história do jornal depois do próprio José Sampaio Marques Luz. Já discordamos muito por divergência de pensamento editorial, mas não há como negar que a sua tenacidade foi indispensável em momentos de forte crise, impedindo que o jornal fechasse as portas. Hoje, sabemos que ‘O Imparcial’ vai muito bem, obrigado. E ainda bem, pois enquanto ele existir, sabemos que existirá a democracia, a liberdade de pensamento e o direito de cada um a escolher livremente o que vai ler, o que vai pensar, como vai votar.
Liberdade é um conceito que irrita muitos governantes autoritários. Mas é o patrimônio daqueles teimosos que, como nós, Carlinhos, ainda acreditam em imprensa livre. Receba o meu abraço, da ADJORI e do Cenário de Notícias, esse filhote agradecido.