quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Prefeitura abre oficialmente Mostra Cultural no Palácio Plácido de Castro

Com o objetivo de valorizar os talentos artísticos da terra e chamar a atenção da importância do Palácio Plácido de Castro para a cultura e história do município, a Prefeitura Municipal e a Secretaria de Administração e Recursos Humanos abriram oficialmente a 1ª Mostra Cultural na noite de terça-feira (19). A exposição das obras de artistas locais esteve aberta a visitação no Salão de Atos, e contou com a presença de diversas autoridades.
O Prefeito Rossano Gonçalves, anfitrião do evento, salientou que a iniciativa da Secretaria de Administração é bem vinda e valoriza o patrimônio material e humano existente na comunidade, enriquecendo o universo cultural de uma municipalidade que já foi conhecida como a “Atenas Rio-Grandense”, por revelar e apresentar talentos culturais como Alcides Maya e parabenizou o trabalho do Secretário Guilherme Medeiros e da Coordenadora de Recursos Humanos, Fabiana Pohlmann Machado pela excelente organização da Mostra.
“O correto é lembrarmos-nos do trabalho das pessoas por nossa comunidade em vida. É o que vemos agora aqui, nos maravilhando com estas obras. Orgulhamos-nos muito de estarmos recebendo estes talentos ilustres, e podem ter certeza que o Poder Público será sempre parceiro destas iniciativas”, frisando ainda que quando jovem, teve experiências de arte, herança familiar, finalizou o prefeito.
Com o apoio da Urcamp e do Instituto Harmonia Gabrielense, a Mostra teve a exposição dos artistas Ademir Marinho, Ben-Hur Chotguis, Carlito Bicca, Ligia Ferroni, Maria Lucia Macedo, Sônia Beatriz Assis Brasil, Teresinha Marzari, Zaleti Fagundes, Ana Luiza Bittencourt e Jorge Ferroni. As obras mesclaram esculturas e pinturas, provocando o olhar crítico dos presentes ao evento, e a visitação está aberta a comunidade durante os próximos 15 dias, das 8 as 14 horas, no saguão do Palácio Plácido de Castro.
A presidente do Instituto Cultural Harmonia Gabrielense, Jenny Chagas, salientou a importância da mostra para a valorização cultural a nível local. “Estes talentosos artistas tem aqui uma oportunidade de expor seus trabalhos, e parabenizamos o Prefeito Rossano e a Secretaria de Administração por esta iniciativa, sempre seremos parceiros para resgatar e manter a memória cultural gabrielense”, comentou.
Um dos artistas expoentes, Carlito Bicca, elogiou o trabalho da Administração em promover este evento. “Só poderia ser o Prefeito Rossano, que de forma inteligente, junto com suas secretarias, promover algo que a comunidade possa conhecer em termos culturais. É algo que gostaríamos que se repetisse sempre, não só mostrando os artistas, mas outros segmentos da comunidade, e por isso, parabenizamos o prefeito pela iniciativa”, finalizou.