quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Cenário de Notícias recupera o sono de idosa


A função de um órgão de imprensa comprometido exclusivamente com o bom jornalismo é informar os fatos tais como eles são, sem interferência de cunho político ou ideológico. Todavia, a força da veiculação de um problema de interesse público pode às vezes contribuir para mobilizar autoridades na solução, e quando isto acontece, ganham todos: o jornal que divulgou a notícia, o poder público que promove a solução e a comunidade que é beneficiada. Nesta semana o jornal Cenário de Notícias, fazendo somente o trabalho que convém ao bom jornalismo, recebeu uma denúncia, e a busca de informações para divulgar a matéria acabou contribuindo com a resolução do problema.
Na manhã de sexta-feira, 13, o jornal Cenário de Notícias recebeu a denúncia anônima de que uma árvore poderia cair em cima de uma residência no bairro São Clemente. Indo até o local, a equipe constatou que a casa da senhora Leda Padilha Fagundes, 85 anos, estava ameaçada de ruir com o iminente desabamento de uma árvore “mamica-de-cadela (Zanthoxylum rhoifolium)” próxima da casa. A própria residência estava bastante precária, porque a raiz já havia prejudicado parte das paredes.
A moradora afirma que ainda no começo do ano, teria entrado em contato com a Secretaria da Agricultura para o corte da árvore. Em contato feito pelo jornal, o secretário Erasmo Chiapetta afirmou que já havia concedido autorização para o corte, mas que a execução caberia ao Corpo de Bombeiros. No entanto, o comandante da unidade, capitão Márcio Farias, afirma nunca ter recebido nenhum documento da secretaria da Agricultura sobre o caso. Naquela mesma sexta-feira, o Corpo de Bombeiros procedeu o corte do galho que ficava mais próximo da casa.
O jornal manteve contato com o presidente da Comissão Municipal de Defesa Civil, Marcos Paulo Vieira, secretário de Serviços Urbanos, que foi pessoalmente ao local juntamente com o Coordenador Municipal de Meio Ambiente, Reuso Vasconcelos, verificar a situação e em seguida entrou em contato com a redação, dizendo que o caso seria atendido com prioridade. Nesta terça-feira, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos concluiu o corte integral da árvore. A questão habitacional de dona Leda Fagundes, cuja casa sofreu avarias por causa da árvore, já foi encaminhada à Coordenadoria de Habitação, vinculada à Secretaria de Obras.
Os moradores do bairro São Clemente agradeceram o jornal Cenário de Notícias, que no seu trabalho de reportagem entrou em contato com as autoridades, que encaminharam a solução do caso. “Eu, que já não conseguia mais dormir com medo que essa árvore caísse por cima da minha casa, agora vou voltar a dormir tranqüila”, afirma Leda Fagundes.