Cerca de 100 pessoas participaram da solenidade “Caminhos para a Cidadania”, onde foram entregues 48 projetos do Programa Minha Casa, Minha Vida, para análise da Caixa Econômica Federal. O ato aconteceu na manhã do último sábado no Centro Administrativo Eudóxia Garcia Chagas com a presença do prefeito Roque Montagner, do vice-prefeito Evandro Obaldia Guedes, secretários municipais,
representantes da Caixa, de entidades e famílias beneficiadas com as habitações. O acontecimento teve momentos de emoção, que contagiou autoridades e convidados.
O Procurador Jurídico do Município, Guilherme Abib, falou sobre o trabalho realizado pelo Governo Municipal no sentido de oferecer as melhores condições possíveis para que as famílias mais necessitadas tivessem acesso à aquisição das moradias. O objetivo, segundo ele, é agilizar a aprovação de projetos, cadastrar e organizar a demanda. “Passamos por todas as fases para a construção das casas”, destacou.
O representante do Movimento Nacional Luta Pela Moradia, Leandro Ferreira, disse que estava muito emocionado, “pois é uma reivindicação que já tentamos e não conseguimos em outros governos, mas agora existe uma grande disposição de transformar essa luta em cidadania”. O gerente geral da Caixa, Everton Rodrigues, parabenizou o prefeito e as famílias que receberão as casas, pelo trabalho realizado na elaboração dos projetos. Já o dirigente nacional do Movimento Pela Moradia e secretário adjunto de Habitação, de Santana do Livramento, Mauro Nunes, pediu que as pessoas beneficiadas aguardem o trâmite dos projetos, “pois as casas não são construídas de uma hora para outra”. Ele falou sobre o encaminhamento da documentação e ressaltou a disposição do prefeito e da Caixa na concretização das habitações. O secretário municipal de Obras e Habitação, Felipe Abib, fez uma exposição do trabalho realizado pelo Governo Municipal e a implantação definitiva do Programa Minha Casa, Minha Vida, em São Gabriel. A Caixa, segundo ele, é uma grande parceira e nós precisamos disso para executar projetos que venham em benefício da população mais necessitada, destacou.
O prefeito Roque Montagner, visivelmente emocionado, disse que são 48 famílias que terão seu sonho realizado. “Queremos participar dessa grande obra social, pois é um sonho possível de se concretizar”, acrescentou. Atualmente são dois grupos de 24 famílias, para ruas pavimentadas e não pavimentadas, “e já estamos preparando outras famílias para serem beneficiadas com esse programa habitacional”. Roque anunciou que no mesmo local onde 300 apartamentos estão em fase de conclusão, na avenida Antônio Trilha, será criado um grande complexo habitacional, que terá, inclusive, uma Unidade de Pronto Atendimento e serão construídas escola e uma creche. “Estamos plantando junto aos governos estadual e federal e os recursos estão chegando”, frisou.
O prefeito lembrou das aquisições feitas recentemente com recursos do IPTU 2013: um ônibus executivo para a Saúde; duas camionetes para as secretarias de Transporte e Obras; um caminhão para a equipe de “tapa-buracos” e uma motocicleta para fiscalização. Brevemente chegarão mais quatro ônibus para o transporte escolar e na primeira quinzena de agosto um ônibus com acessibilidade. Roque Montagner afirmou que existem mais de 30 projetos cadastrados em Brasília. “Estamos fazendo mais, com menos dinheiro. Hoje as secretarias se ajudam. Antes isso não existia e quem saía perdendo era o cidadão”, ressaltou. O prefeito se referiu ao mutirão que está sendo realizado entre três secretarias que vão atender os 57 bairros de São Gabriel, com patrolamento e encascalhamento.
No final da solenidade, que foi conduzida pela Coordenadora de Habitação, Magali Balconi, todos os participantes foram convidados a conhecer o novo ônibus adquirido para a Secretaria Municipal da Saúde, que oferecerá mais lugares e conforto para as pessoas que necessitam de atendimento em Porto Alegre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário, mas se identifique.