quinta-feira, 6 de junho de 2013

Programa Balde Cheio chega ao município

Parceria deve aplicar novas tecnologias e aprimorar a Pecuária Leiteira 

Uma parceria com a COOPERIDEAL – Cooperativa para Inovação e Desenvolvimento da Atividade Leiteira, da cidade de Londrina no Paraná, foi apresentada ao prefeito Roque Montagner pela Secretaria Municipal da Agricultura. Em reunião com o secretário João Cunha, o coordenador Gabriel Chiappetta e o técnico zootecnista João  Galdir, o prefeito teve acesso às ações desenvolvidas pelo Programa Balde Cheio.
De acordo com dados técnicos do Programa, a parceria inclui a oferta de treinamento para técnicos e produtores da região, capacitando-os a aplicar as tecnologias de manejo intensivo de pastagens, utilização de cana de açúcar e uréia, práticas de manejo do rebanho e controle zootécnico, conservação dos recursos naturais e monitoramento dos custos de produção de leite das propriedades acompanhadas.
Cada técnico, juntamente com produtor acompanhado, deve aplicar os conceitos transferidos pelo instrutor da COOPERIDEAL, de acordo com o cronograma estabelecido entre eles de forma adequada. “Por ser a pecuária leiteira uma importante fonte de renda e de recursos para a agricultura familiar, é necessário que novas tecnologias e conhecimentos técnicos sejam aplicados à cultura do leite. Queremos transformar São Gabriel em um pólo de Produção Leiteira da Agricultura Familiar”, afirmou Gabriel Chiapetta, Coordenador da SEMA.
Para o prefeito, o Programa corresponde às necessidades da cadeia produtiva de leite. “É definitivo que a Pecuária Leiteira precisa de mais investimentos, especialmente de tecnologia avançada. Vamos estudar a adesão a este programa, justamente para que essa fonte de receita venha melhorar a cadeia produtiva de leite, e consequentemente trazer mais lucros tanto ao produtor quanto à qualidade do leite produzido em São Gabriel”, finalizou Roque Montagner. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, mas se identifique.