segunda-feira, 20 de maio de 2013

De Brasília - por Nilo Dias (Jornalista)

Sepé Tiaraju
Tudo se encaminha para que o projeto “Histórico Cultural Sepé Tiaraju”, a ser erguido em área da atual chácara dos Assis Brasil, se torne realidade. Ele já foi encaminhado ao Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que breve irá se pronunciar a respeito da liberação de recursos para a execução da obra, que
entre outras coisas prevê um memorial ao herói Guarani, Oratório São Miguel, museu, teatro com capacidade para duas mil pessoas e espaço para crianças.

Merecidas homenagns
São Gabriel tem todos os motivos para festejar. Afinal de contas uma de suas mais expressivas figuras culturais, a professora Clair Alves recebeu homenagem da Academia Literária Feminina do Rio Grande do Sul, ao ocupar no último dia 17, a Cadeira número 3 da entidade.
A Academia foi fundada em Porto Alegre, no dia 12 de abril de 1943, pelas senhoras Lydia Moschetti, Stella Brum, Alzira Freitas Tacques, Aurora Nunes Wagner, Áurea Pereira Lemos, Aramracy Froes e Beatriz Reginarto Alegre.
Desde 15 de agosto de 2007 a Academia ostenta o status de “Patrimônio Histórico e Cultural do Rio Grande do Sul”, de acordo com a Lei nº 12.772 publicada no Diário Oficial de 04 de setembro daquele ano.
E São Gabriel ainda tem mais motivos para se orgulhar. Além da professora Clair, o seu sobrinho, médico Giancarlo Alves Bina, filho do casal amigo J.Bina e Elizabeth, também foi alvo de uma homenagem bastante merecida. No último dia 17, no “Banana Café”, em São Gabriel, recebeu a “Medalha da 53ª Legislatura”, em reconhecimento ao trabalho desenvolvido em diversas áreas, em prol da comunidade gabrielense.
A ideia da homenagem partiu do vereador Marcos Mec e foi acolhida pelo deputado estadual Jorge Pozzobom (PSDB). O médico gabrielense é possuidor de um invejável currículo, tendo trabalhado no Complexo Hospitalar Santa Casa e na Ulbra Saúde, em Porto Alegre.
Em São Gabriel foi professor de Educação Física e Direito na Urcamp, Secretário da Saúde na última administração do prefeito Balbo Teixeira, presidente da Academia de Arte e Cultura JUPOB, da Associação dos Diabéticos de São Gabriel e desde julho de 2010 preside a Associação Médica de São Gabriel. Também é radialista formado pela Feplam, tendo trabalhado nas Rádios Batovi, São Gabriel e RBC. É diretor executivo da Liga de Futebol Sete e Delegado
da Federação Gaúcha de Futebol Sete, em nossa cidade.

Moradias na zona rural
O bom prefeito não pode pensar só na população que mora dentro da cidade. Suas ações também devem alcançar a população que reside na zona rural. E é isso o que o prefeito Roque Montagner está fazendo, com o recente lançamento do “Programa Nacional de Habitação Rural – Minha Casa Minha Vida”, direcionado às famílias oriundas da reforma agrária no município.
Sete assentamentos de São Gabriel estão incluídos na primeira parte do programa. São eles: Madre Terra, Novo Rumo, União pela Terra, Conquista do Caiboaté, Itaguaçu, Cristo Rei e Zambeze. E de Santa Margarida do Sul, o assentamento Novo Horizonte II. (E-mails: nilodt@hotmail.com, nilodias@ibest.com.br e nilogaucho@folha.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, mas se identifique.