Entre as riquezas históricas e culturais de São Gabriel está o Museu Gaúcho da Força Expedicionária Brasileira, Mascarenhas de Moraes. O prédio localizado na Praça Carlos Pereira, guarda um acervo completo de materiais, documentos, armamento entre outras relíquias que fizeram parte do cenário da Segunda Guerra Mundial, que aconteceu de 1939 a 1945 na Itália.
Para a 11ª Semana Nacional dos Museus, o Museu Gaúcho da FEB em São Gabriel, além de anunciar a sua reinserção no Sistema Nacional dos Museus, está lançando o Projeto Aluno-Museu, de 13 a 17, 20 e 21 de abril, que tem por objetivo integrar o ensino e o conhecimento histórico. O projeto conta com o apoio das Secretarias Municipais de Educação e Turismo “O nosso Museu é um centro de cultura repleto de informações históricas, e pode ser uma fonte de pesquisas para os estudantes da cidade. Queremos mudar a concepção de que museu é um lugar onde se guardam coisas velhas”, destacou o curador do Luiz Fernando Fabrício.
Reconhecido pela UNESCO em 2007, por ter o maior acervo da América Latina sobre a FEB, o Museu Mascarenhas de Moraes registrou cerca de cem visitantes de fora da cidade durante a semana comemorativa aos 167 anos de emancipação político-administrativa de São Gabriel. Entre os itens que compõem o acervo, se destacam os medicamentos utilizados durante a guerra, armamentos, exemplares da alimentação (ração) consumida pelos militares na época, uma sala de comunicações onde estão todos os rádios utilizados na Segunda Guerra, fotos sobre os pracinhas e ainda um canhão, considerado troféu de guerra, adquirido durante a tomada da cidade de Montese.
O Museu Gaúcho da FEB está aberto ao público de segunda à sexta-feira, das 08h30minh às 11h e 30min e das 13h 30min às 17h30min. O Curador informa que os agendamentos para estes e outros horários, bem como visitações escolares podem ser feitos no Museu, ou ainda pelo telefone: 3232- 5378
Saiba Mais: O Marechal Gabrielense Mascarenhas de Moraes foi o comandante da Força Expedicionária Brasileira na Itália. São Gabriel enviou 37 praças para o confronto. (Sandra Lorenz)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário, mas se identifique.