quinta-feira, 29 de novembro de 2012

“Entramos em uma peleia onde já era dado o vencedor e deixamos o puro sangue cansado”, afirmou Brito

Presidente do Sindilojas disse que Grupo Estratégico Por Uma Nova São Gabriel foi de extrema importância, em termos de discussão, para o resultado final da disputa eleitoral em 2012


O entrevistado dessa semana é o presidente do Sindilojas, Aljaci Brito, outra figura de extrema importância no pleito eleitoral de 2012. Em um questionário, Brito avaliou o pleito e a atual administração, dizendo o que em sua opinião faltou para que o atual prefeito fosse o vencedor desse pleito e o que pode ser feito em benefício do município de São Gabriel. Brito ressaltou o Grupo Estratégico Por Uma Nova São Gabriel como essencial, em termos de discussão, para o resultado final das eleições 2012.

1 - Como presidente do Sindilojas e integrante do Grupo Estratégico, qual a sua avaliação, até o momento, da política empreendedora da atual administração?


O que vejo ao longo dessa gestão, com foco na área empresarial, não tivemos políticas voltadas para pequena e média empresa. Alguns programas que já eram desenvolvidos como micro-crédito, empreendedor individual que são programas do governo estadual e federal, a própria lei municipal das pequenas e micro-empresas carece de ajustes. Outro aspecto é o próprio desenvolvimento do município e determinadas áreas que fazem com que a economia seja expansiva refletindo em emprego e sendo o que automaticamente beneficia diretamente ao comércio.
Sequer tivemos por parte desta administração uma feira da indústria e comércio que teria como finalidade fomentar e reconhecer o que o município industrializa, produz e comercializa.

2 - O que faltou para o atual prefeito no que tange ao desenvolvimento da cidade?

Gestão, capacidade de criar, buscar soluções alternativas para as dificuldades que o município enfrenta. Ter efetivamente governado para o povo. O que se viu foi um isolamento e blindagem ao gestar, onde alguns de seus auxiliares com extrema soberba, razão pela qual foi ineficaz e receberam nas urnas a resposta. Houve uma preocupação extrema com determinadas ações e velha máxima da política de tentar realizar ações nos últimos anos de governo.

3 - Como integrante do Grupo Estratégico Por Uma Nova São Gabriel, qual a sua avaliação sobre a importância deste no processo eleitoral?

O processo eleitoral penso ser nos últimos trinta anos um fato histórico, no município e no Rio Grande. O fato importante deste grupo foi, com muita antecedência, abrir uma discussão sobre a sucessão do Palácio Plácido de Castro. Iniciamos com grupo pequeno, cresceu, tivemos alguns que se dispersaram, mas daquele grupo saíram duas chapas que disputaram as eleições majoritárias, e uma delas foi justamente a grande vencedora das eleições. 
Aqui faço um parêntese para citar pessoas importantes neste contexto que de uma forma ou outra contribuíram para o grande final, debatendo, discutindo, articulando, informando: Cleber Giovane, com Cenário de Notícias, uma oposição firme; Inocêncio e Tita Jobim que estivemos juntos por grande tempo de discussões; Gilberto (Beto da CEF) com seus gráficos, evoluções, orientações, que da área técnica podemos visualizar na questão política; Guilherme Abib, presidente do PT, que muito bem soube conduzir mais tarde essa campanha vitoriosa; Felipe Abib, o homem que ouve bastante para posterior defender suas posições; nosso vice-prefeito eleito, companheiro e lutador e por fim, sem dúvida, uma pessoa que durante os mais de dois anos de reuniões o Grupo Estratégico, até vir para o PT e ser escolhido candidato, demonstrou sempre algumas qualidades que um governante deve ter como premissa, humildade diante de tantas mentiras e acusações, humildade para acatar as deliberações da coordenação da campanha, preocupação com o social, lutador incansável e obstinado, esse é o "Roque do PT", prefeito eleito e o homem que derrubou o Bento Gonçalves do cavalo.

4 - O prefeito Rossano encerra o mandato como, na sua avaliação?

Penso que esta avaliação a população fez quando ele não foi reeleito. O lamentável é mesmo com a derrota significativa, pois foi o tostão contrssa o milhão (máquina), a soberba, e fatos durante a campanha e pós derrota que não justificam as atitudes de um líder. Mesmo na derrota deveria ter uma atitude de reconhecimento e humildade.

5 - O que o senhor espera do novo governo?

Penso que devemos sempre observar os exemplos e deles extrair o que se tem de bom e não cometer os erros evidenciados. Em primeiro momento existem várias dificuldades, mas tenho certeza que com um bom gestor e uma boa equipe de trabalho atingiremos os objetivos, afinal, como diz o gaúcho, entramos em uma peleia onde já era dado o vencedor e o nosso não cansou e chegou na frente, deixando o puro sangue cansado.

6 - Mensagem final:

Como diz o amigo Beraldo, até a numerologia ajudou: 4+9=13. Sem dúvida 2013 será um ano de muito trabalho, mas com grandes vitórias. Não esqueçamos que temos um Deus e Ele estará junto conosco. Um feliz Natal e Ano Novo a nossa comunidade, em especial a classe do comércio varejista, a qual estaremos na defesa de nossos interesses a frente de nossas entidades de classe.

Um comentário:

Deixe seu comentário, mas se identifique.