quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Audiência Pública da Coleta Seletiva do Lixo resulta em elaboração da "Carta Aberta"

Aconteceu na quarta-feira (10), no plenário do Legislativo, a 2ª Audiência Pública (AP) tendo como principal tema: “A Coleta Seletiva do Lixo e a Política Nacional de Resíduos Sólidos”. Os trabalhos foram coordenados pelo representante da Comissão da Coleta Seletiva Solidária (CCSS) da UNIPAMPA - professor adjunto Jefferson Marçal da Rocha. Na sequência, as biólogas Franciéle e Patricia apresentaram relatórios sobre trabalhos que vêem sendo desenvolvidos pelos acadêmicos do Curso de Gestão Ambiental da UNIPAMPA. Também o biólogo Elias - representando a Secretaria Municipal de Agricultura fez um breve relato de como está sendo feita a coleta seletiva de lixo em São Gabriel. Posteriormente, o jovem Fagner Antônio Jandrey - Coordenador do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) e um dos fundadores do Fórum de Ação pela Coleta Seletiva e Reciclagem de Santa Cruz do Sul (FACS) explicou detalhadamente um histórico dos trabalhos do FACS, seguido de balanço dos avanços que o mesmo obteve durante a sua caminhada, que em maio deste ano completa um ano de criação oficialmente. Segundo Vagner, através deste Fórum integrado pelo DCE da UNISC, UNISC, UERGS, D.A.UERGS, Cooperativa de Catadores de Santa Cruz (COOMCAT), Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agentes Comunitárias de Saúde e Associação de Moradores, etc, criou-se uma rede de apoio muito grande, importante para facilitar a captação de recursos junto ao Governo Federal, o que inclusive logrou êxito, pois através da Fundação Banco do Brasil foram adquiridos vários equipamentos e materiais para a COOMCATO.
Durante a AP, os peões e prendas do CTG Tarumã também expuseram uma síntese do Projeto de Conscientização Ecológica por eles desenvolvido, inclusive ilustrado com uma história em quadrinhos e várias fotos. Em seguida, diversos participantes interagiram, expondo ideias com o objetivo de colaborar com os organizadores da AP.
Ficou constituída uma comissão para reunirem-se nas próximas semanas com o objetivo de elaborar um documento que será denominado de “Carta Aberta ou Agenda Pública da Coleta Seletiva do Lixo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, mas se identifique.