terça-feira, 18 de outubro de 2011

Evento reúne mais de 200 pecuaristas familiares em São Gabriel

Mais de 200 produtores rurais participaram do III Encontro de Pecuaristas Familiares, realizado na localidade de Faxinal, em São Gabriel, na sexta-feira (14/10). Durante o evento, os participantes puderam aprender novas técnicas e manejos para qualificar o trabalho desenvolvido no campo.
Três palestras foram apresentadas: Alternativas de Alimentação de Inverno para Bovinos de Corte, com o zootecnista Fábio Schlick; Verminose Bovina, com o médico veterinário Paulo Martins; e Melhoramento Genético para Bovinos de Corte, com o médico veterinário Luiz Américo França de Brito. As temáticas abordadas foram escolhidas pelos pecuaristas familiares da região.
O evento contou, ainda, com desfile de artesanato em lã, apresentação de uma Unidade Demonstrativa de campo nativo e apresentação dos resultados preliminares do uso da esquila pré-parto pelo método tally-hi em propriedades da localidade da Timbaúva.
De acordo com o médico veterinário e chefe do escritório municipal da Emater/RS-Ascar de São Gabriel, Gilberto Souto Meyer, o III Encontro de Pecuaristas Familiares teve como objetivo proporcionar novos conhecimentos aos produtores rurais. “Nossa grande meta é que os agricultores e pecuaristas se mantenham no campo e, também, dar mais oportunidades para os jovens”, destacou.
Os produtores participantes do evento fazem parte da Associação de Agricultores Familiares e Artesãos de Faxinal, Rincão de Santa Catarina e Timbaúva (Afarti). Segundo Meyer, as comunidades são integradas e têm como característica um trabalho bem estruturado de organização rural. “Essas comunidade são atendidas pela Emater desde 1993 e são muito unidas e organizadas. Eles veem eventos como este não só como um dia festivo, mas também como um grande ganho de conhecimento”, destacou.
O presidente da Afarti, Jades dos Santos Vítor, avaliou como positivo o III Encontro de Pecuaristas Familiares. “Este tipo de evento é muito importante, porque nos traz subsídios e orientações para ampliarmos nossos conhecimentos”, destacou. Segundo Vítor, a Afarti existe há dois anos, e surgiu através da idealização de um grupo de produtores que participou de um curso sobre associativismo. “Achamos por bem criar a Afarti para fortalecer a luta pelos nossos direitos. Para conseguir crescer é preciso aprender e se integrar”, destacou.
Para a artesã Ana Marques Nunes o evento foi uma oportunidade para mostrar o trabalho desenvolvido pelas dez artesãs da região, através do desfile de artesanato em lã. “Nós mostramos nosso trabalho aqui e, através da ajuda da Emater, também mostramos nosso artesanato em outras cidades do Estado”, destacou.
Além de pecuaristas familiares de São Gabriel, participaram do evento produtores de Santana do Livramento, Alegrete e Santa Margarida do Sul. As atividades foram realizadas através de uma promoção da Emater/RS-Ascar, Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente e Afarti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, mas se identifique.