segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Professor da UNIPAMPA participa de missão cientifica na Russia

a direita o Dr. Yuri Gubin, ao centro o Dr. Sérgio Dias da Silva, a direita o Dr. Mikhail Shishkin


O professor Sérgio Dias da Silva, da Universidade Federal do Pampa, Campus de São Gabriel, realizou estudos de morfologia comparada na coleção de anfíbios fósseis do “Paleontological Institute of the Russian Academy of Sciences” (PIN), em Moscou, Rússia.
O professor esteve de 28 de agosto a 11 de setembro desenvolvendo sua pesquisa na Instituição que abriga uma das maiores e mais completas coleções de vertebrados fósseis do mundo.
A origem da realização deste estudo surgiu em agosto de 2008, quando o professor encontrou um crânio de anfíbio de aproximadamente 270 milhões de anos na cidade de São Gabriel. Estudos preliminares indicaram a similaridade e uma possível relação próxima de parentesco desse animal com as formas que habitaram o leste europeu na mesma época. Tal fato agora já está confirmado e é corroborado pelos doutores Yuri Gubin e Mikhail Shishkin, pesquisadores do PIN.
A pesquisa conta com financiamento do CNPq (adicional de bancada de bolsa de produtividade em pesquisa do professor Sérgio).
A presença desse fóssil no Pampa representa a primeira ocorrência desse grupo específico de anfíbios fora do leste europeu. A região do Pampa tem grande potencial para estudos nessa área pois, o professor Sérgio, junto com os estagiários de Iniciação Cientifica do Campus de São Gabriel, coletaram quase uma centena de exemplares nos últimos dois anos nos municípios de Rosário do Sul, Santana do Livramento, São Gabriel e Cachoeira do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, mas se identifique.