
Com a crise financeira mundial, cortes de funcionários e a recessão que atingiu a todos, a recomendação, segundo especialistas, continua a mesma: frear as compras, ainda mais quem gastou mais do que podia, o que é o caso de muitos gabrielenses.
Segundo Vilson da Cruz, funcionário do SPC, o qual é vinculado a Câmara de Dirigentes Lojistas de São Gabriel, no primeiro semestre de 2009, houve um aumento de 16% de inadimplentes, em relação ao mesmo período de 2008. Hoje, em São Gabriel, o SPC conta com 9.836 registros (jurídicos, de crédito e cheque), pois uma pessoa pode ser registrada várias vezes. Já em número de gabrielenses, o índice chega a 6.601 gabrielenses.
A prova de que a situação financeira dos gabrielenses é dramática, é o vazio no comércio local. A população endividada evita comprar, causando assim, uma crise no comércio. Alguns lojistas estão preocupados com seus estabelecimentos, pois as vendas estão muito fracas. “O número de registros aumentou no final do ano, devido a crise econômica”, assinalou Vilson. Somente de janeiro à julho desse ano, foram registrados 4.395 registros de crédito. Por outro lado, 14,5% dos maus pagadores foram reabilitados para voltar a comprar no crédito, em relação a 2008. A Federação do Comércio no Rio Grande do Sul (Fecomércio-RS) aposta na recuperação da economia, em 2010. O comércio, o qual foi o último setor a sofrer com a recessão, deve esboçar uma reação nesse segundo semestre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário, mas se identifique.