segunda-feira, 27 de julho de 2009

Município poderá receber pesquisa para identificação das águas


A Administração Municipal está iniciando tratativas para um trabalho inovador e que visará a busca de água potável para a instalação de novos poços artesianos no interior do município. Em reunião realizada na tarde de quarta-feira (15), o Secretário de Obras, Benedito Franco, recebeu o hidrogeólogo do Serviço Geológico do Brasil – CPRM, Marcelo Goffermann e o geólogo e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Antônio Pedro Vieira.
Foram acertados os primeiros detalhes para que São Gabriel receba este trabalho, que visa o cadastro e a pesquisa dos aqüíferos existentes no município. “Isso permitirá saber a qualidade das águas subterrâneas, detectando onde estão localizadas as águas potáveis e direcionando as perfuratrizes para estes locais”, informou Marcelo. Os trabalhos consistem em visitações às localidades do interior e coleta de amostras das águas, em parceria com a Secretaria de Obras.
Os geólogos acrescentaram que para o trabalho, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) destina recursos para a execução destas pesquisas. Além disso, um cadastro dos poços existentes será realizado. O trabalho todo tem previsão de dois anos para ser realizado.
O Secretário salientou que a proposta será levada ao Prefeito Rossano, mas antecipou que não serão poupados esforços para que a parceria se torne realidade. “Queremos iniciar estes trabalhos em agosto, seguindo este cronograma. Mas isto será importante para proporcionarmos a ampliação do abastecimento de água, que é uma necessidade da produção rural das regiões do interior do município”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, mas se identifique.