terça-feira, 21 de maio de 2013

4ª Jornada Municipal de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de crianças e Adolescentes reúne técnicos em São Gabriel


Com uma programação desenvolvida durante todo o dia, a Secretaria Municipal de Assistência Social promoveu na última sexta-feira (17), um círculo de palestras, debates e questionamentos sobre a questão da violência contra crianças e adolescentes. A programação está relacionada ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração sexual de crianças e Adolescentes, que transcorreu no dia 18 de maio.

Durante o evento, dados científicos apresentados pela Psicóloga, perita no Ministério Público e do Judiciário em Porto Alegre, especialista em Psicologia Clínica pela URI - Santiago e Especialista em Psicologia Jurídica pela Universidade de Coimbra/Portugal, Ediane Teixeira Cappa revelaram que, no Brasil, a cada hora, sete crianças sofrem abuso sexual. O dado mais preocupante é que a maior incidência desse tipo de violência é cometida dentro de casa, por parentes próximos, como pais, tios e avôs. “É preciso quebrar a barreira de silêncio desses casos. A criança que sofre abuso, também sofre ameaças, é coagida e não fala sobre o que está passando, por isso, temos que unir entidades responsáveis, orientar professores para que todos tenham qualificação para identificar a criança que sofre violência”.
Ediane ressaltou ainda, que as pessoas mais indicadas para identificar as vítimas de abuso sexual, são os professores. “A criança ou adolescente que sofre abuso, dá sinais, seja pelo estado emocional, pela vestimenta, pelo apetite, ela sente medo e dá sinais de depressão. A escola é e deve ser o espaço aliado para que se chegue a essa criança ou adolescente”, destacou.
Além do Prefeito Roque Montagner, participaram das atividades em São Gabriel, a Coordenadora da Assistencia Social Sandra Bolfe, a Coordenadora do CREAS Psicóloga Inez Sofia Birrer Difante, o Promotor de Justiça Fernando Andrade, a Secretaria de Direitos Humanos do Estado do Rio Grande do Sul representada por Carlos Alberto Dias, o Comandante do Corpo de Bombeiros de Dom Pedrito Antonio Luiz Goularte, a Tenente Sabrina Assaf representante do 9° Regimento de Cavalaria Blindado, o Sargento Marcos Joel representando a 13ª Companhia de Comunicações, Capitão João Custódio Iturbide representando a União das Associações de Moradores de São Gabriel, além de representantes das cidades de Rosário do Sul, Santa Margarida, São Borja, Dom Pedrito e Santa Maria.
Saiba Mais: A campanha contra a violência, que é desenvolvida pelo Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência contra Crianças e Adolescentes, tem como símbolo uma flor, acompanhada da frase “Faça Bonito. Proteja nossas Crianças e Adolescentes”, lembrando do cuidado e da necessidade de defesa do direito, de meninas e meninos crescerem de forma saudável e protegida.
A escolha da data 18 de maio é uma lembrança a toda a sociedade brasileira sobre a morte da menina, Araceli Cabrera Sanches, de oito anos, que foi seqüestrada em 18 de maio de 1973, quando foi drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família capixaba. Muita gente acompanhou o desenrolar do caso, poucos, entretanto, foram capazes de denunciar o acontecido. O silêncio de muitos acabaria por decretar a impunidade dos criminosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, mas se identifique.