Inaugura na próxima terça-feira (18) na Santa Casa de Caridade de São Gabriel a exposição "Mulheres e Práticas de Saúde: Medicina e Fé no Universo Feminino", que traz as histórias de 10 médicas e 10 parteiras e benzedeiras. A realização é do Museu de História da Medicina e do Sindicato Médico do Rio Grande do
Sul juntamente com sua Delegacia Regional. A visitação acontece diariamente das 14h às 16h30min até 21 de outubro.
A exposição
Montada pela primeira vez em 2008 na sede do Museu, em Porto Alegre, a exposição recentemente passou a ser itinerante. Após algumas passagens por pontos da capital, a exposição agora viaja pelo interior do RS. Este ano a exposição já esteve em Bagé, Cachoeira do Sul e Pelotas. Depois de São Gabriel, segue para Santiago e encerra o ano em São Borja.
O público poderá conhecer por meio de dois documentários - "Fé" e "Vida" - as histórias das benzedeiras e parteiras retratadas pelo fotodocumentarista Felipe Henrique Gavioli a partir das entrevistas feitas pelo historiador Éverton Quevedo. Além dos depoimentos, são expostas as fotos e biografias dessas mulheres e de médicas que são referência em suas áreas da medicina. Também compõem a mostra as histórias das três primeiras médicas mulheres a formarem-se no Brasil, todas gaúchas. A primeira delas, Rita Lobato, foi também a primeira vereadora.
Mais informações sobre a exposição em www.muhm.org.br/mulheres.
Serviço
Local: Santa Casa de Caridade de São Gabriel (Rua General Marques, 72)
Inauguração: 18 de setembro, 18h30min
Visitação: até 21 de outubro, das 14h às 16h30min, diariamente, inclusive finais de semana
Entrada franca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário, mas se identifique.