quinta-feira, 29 de março de 2012

De Brasília - Nilo Dias

Uma trajetória de 81 anos

Não é fácil um órgão de imprensa chegar aos 81 anos de idade, ainda mais em uma cidade do interior. O “Imparcial”, jornal fundado em 24 de março de 1931 conseguiu tal façanha, embora nesse período tenha enfrentado dificuldades de toda a ordem. Seu fundador foi o alagoano José Sampaio Marques Luz,
um misto de jornalista, advogado e engenheiro-agrônomo, que chegou em São Gabriel no distante ano de 1920. Mercê de sua capacidade e inteligência, chegou a ser um dos prefeitos mais atuantes de nossa cidade.
Nesses 81 anos o “Imparcial” passou por diversas mãos, que destemidamente garantiram sua continuidade até os dias atuais. O jornal pertenceu ao também ex-prefeito Erasmo Chiapetta e atualmente é dirigido pelo empresário Carlos Vieira Gonçalves. A coleção completa do “Imparcial” é cuidadosamente guardada pelo amigo Rui Barros, e já sofre com a ação do tempo, exigindo cuidados de restauração.

A importância do jogo do bicho

O jogo do bicho é uma instituição nacional, embora não seja legalizado. E talvez por isso o seu enorme sucesso. Quem nunca fez uma “fezinha”, na tentativa de ganhar uns trocados a mais? E com apenas um papelzinho na mão, tem garantido o recebimento do prêmio, por maior que seja o seu valor. 
Com certeza o jogo é um dos maiores garantidores de empregos em São Gabriel, ficando atrás somente dos 
quartéis, prefeitura, Santa Casa e Urbano, mesmo estando à margem da lei. 
Eu lembro que nos meus bons tempos de infância em Dom Pedrito, minha terra natal, o jogo do bicho era bem diferente dos dias de hoje. Durante o dia os palpites eram arrecadados e às 18 horas, num local previamente definido, acontecia a extração, através de uma roda enorme que era girada com os nomes dos 25 bichos.

É tudo muito estranho

Coisa para lá de estranha a composição social da empresa Consórcio São Gabriel Saneamento, formada pelas empresas Vega Engenharia Ambiental Ltda e G-Mec. A Vega Engenharia é ligada a OAS, segundo matéria no blog “A Notícia”, e teria doado R$ 10 mil para a campanha de Rossano a deputado estadual. E a OAS, R$ 50 mil. O interessante é que tudo também tem a ver com a Revita, aquela mesmo que andou por São Gabriel tentando assumir os serviços de água há tempos atrás. 
O vereador Lizandro Cavalheiro também estranhando o desfecho final da licitação da água, encaminhou a Justiça de São Gabriel uma série de documentos que mostram o provável envolvimento de dirigentes da São Gabriel Saneamento em atos criminosos em São Paulo e Estados do Nordeste. Marcelo Simoni, diretor da empresa em São Gabriel, e que tirou fotos com Rossano, foi apontado pela Polícia Federal como envolvido na “Operação Navalha”, em fraudes com dinheiro público. Que coisa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, mas se identifique.