quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Prefeito entrega mais uma micro barragem no interior do município


A Prefeitura Municipal de São Gabriel está investindo em ações de combate a estiagem nos meses mais quentes no interior do Município. Desde dezembro do ano passado, a Secretaria Municipal de Obras, em conjunto com a Defesa Civil, está levando água para as comunidades com baixo índice pluviométrico nos últimos meses. De acordo com o prefeito Roque Montagner, a população assistida está nas localidades mais afetadas pela estiagem.

Na semana passada, caçambas com caixas d’água foram deslocadas para as localidades de Passo do Pedroso, Faxinal e Batovi. Também estão sendo atendidas as comunidades dos assentamentos Conquista do Caiboaté e Madre Terra e moradores da região do CTG Querência do Pai Quati, no Cerrito/Catuçaba. Segundo o secretário de Obras, Felipe Abib, “a demanda tende aumentar em virtude da ocorrência de chuvas estarem abaixo da média para o período”.
A falta de água afeta a base de produção na região do Caiboaté Grande, comunidade que depende da criação de gado para subsistência. Em três propriedades, através de uma parceria com o Governo do Estado, a prefeitura está fazendo a abertura de açudes. No Corredor do Lajeado, a produtora rural Vera Lúcia Ramos de Goes, comemora a construção de uma microbarragem, “construção que é um sonho realizado”, comenta a proprietária.
O reservatório é um dos maiores desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Agricultura, com taipa medindo entre 4 a 4,5 m e capacidade para armazenar água para consumo animal e humano. Na barragem também será implantado um projeto de piscicultura. Os recursos estão vinculados a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo em parceria com o Município.
O prefeito Roque Montagner disse que a falta de água no interior do Município tem se agravado, “mas existe um esforço conjunto para apresentar soluções ainda para este verão”. No sábado passado (04/01), Montagner conversou com produtores da comunidade do Caiboaté Grande e vistoriou as obras. Também estiveram no local, o Chefe de Gabinete, Luis Pires; o assessor geral administrativo da Secretaria Municipal de Agricultura, Ladislê Teixeira; e o chefe das comunidades do interior da Secretaria Municipal de Agricultura, Auri Possati.
Na propriedade dos Ramos, uma pequena cacimba era responsável por abastecer com água toda a família e ainda os animais e algumas plantações. A produtora Vera Lúcia disse que a cada verão, vinha se tornando mais difícil o abastecimento de água na propriedade.
Hoje, ela vê o futuro com outros olhos e comemora o sucesso da parceria da prefeitura com o Estado e a União. E ela tem motivos para isso. A propriedade dela é beneficiada com o Programa Luz Para Todos e hoje com o programa de construção de açudes. Dois investimentos que, na visão dela, estão mudando positivamente o panorama daquela região.
O prefeito Roque Montagner disse que as ações de irrigação são prioridade do seu Governo e assim que terminar a primeira etapa da construção de açudes, que beneficiará também as localidades de Vista Alegre e Santo Antônio, “vamos buscar a prorrogação do convênio com o Estado, para que possamos chegar a outras localidades. Envidaremos todos os esforços para que a nossa população rural possa ter água suficiente para o desenvolvimento de suas propriedades”, concluiu. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, mas se identifique.