sábado, 1 de junho de 2013

Serviços Urbanos inicia recuperação de pontos afetados pelo temporal

Agentes da Defesa Civil do Estado estão auxiliando os prefeitos dos municípios gaúchos, atingidos pelo temporal de quarta-feira (29/05), no atendimento emergencial à população e na elaboração da Ficha de Informação de Desastres - documentação necessária para o pedido de decretação de emergência pelo governo estadual. Em São Gabriel, a chuva seguida de ventos fortes na manhã de quarta-feira causou muitos problemas de trafegabilidade nas ruas de responsabilidade da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos. Para evitar burocracia e dificuldade para as comunidades da zona leste – dos bairros Bom Fim e Medianeira –, e das zonas oeste e norte, incluindo os bairros Independência, Cidade Nova, Trindade e Esplanada, uma equipe responsável pela limpeza da cidade realizou um relatório dos danos causados pela enxurrada.
O prefeito Roque Montagner acredita que a avaliação feita ainda durante a chuva permite que as soluções possam ser aplicadas de imediato a partir da estabilidade do tempo. A maioria dos problemas está relacionada a obstrução ou quebra de canalização e bueiros. A Rua Desembargador Tito Prates é uma das mais afetadas. De acordo com o secretário, os bueiros de acesso ao CTG Novo Grito e Parque de Exposições Assis Brasil não deram vazão à água, inundando os acostamentos e parte da via. Em dois pontos foram constatadas formações de valos sobre a estrada.
A Secretaria de Serviços Urbanos vai iniciar a substituição de tubos quebrados ou de pequeno porte por material capaz de suportar a demanda de água das chuvas em períodos críticos assim que o tempo permitir.

LIMPEZA - No começo de junho, a Secretaria Municipal Urbanos concluirá a limpeza de 100% dos bairros de São Gabriel. Por isso, o programa de atendimento será reiniciado.
Na próxima segunda-feira (03/05), também reinicia o cronograma de recolhimento de entulhos nos bairros e vilas. A Secretaria dividiu a cidade em quatro setores, sendo uma semana para cada região. O Bairro Independência e adjacências recebem equipes na segunda semana de junho. O cronograma foi divulgado no começo do segundo trimestre deste ano para que a população depositasse o material no dia anterior a semana de atendimento.
Quando isso não acontece, o material jogado em via pública causa problemas para toda a comunidade. Na quarta-feira, galhos e folhas de árvores depositados na Rua Ipiranga, no Bairro Independência, represaram a água da chuva. Três famílias ficaram impossibilitadas de sair de casa. A Secretaria de Serviços Urbanos alega que a colocação de entulhos fora do cronograma pode repercutir em multas para o responsável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, mas se identifique.