Com o objetivo de orientar os Conselhos Municipais de Assistência Social, foi realizado, na sexta-feira (24/05), em Porto Alegre, o Seminário Estadual Preparatório para as Conferências de Assistência Social 2013. O evento, organizado pelo Conselho Estadual de Assistência Social, além de apresentar o documento base e orientador para as Conferências, contou com a participação da coordenadora geral financeira e orçamentária do Fundo Nacional de Assistência Social - Ceas/RS, Dulcelena Vaz Martins.
Um ponto de dificuldade encontrado pelos gestores dos Conselhos Municipais é a administração dos recursos financeiros. Em sua palestra Dulcelena abordou a legislação que orienta a questão e os principais gargalos encontrados, como a utilização correta dos recursos e a prestação de contas. “Existem leis que direcionam a gestão financeira, mas o entendimento das administrações municipais, muitas vezes, é deficiente. É importantíssimo capacitar os gestores para diminuirmos essa dificuldade”, avalia.
As Conferências Municipais servem de base para a construção dos planos de ação nos municípios. A vice-presidente do Ceas/RS e assistente social da Emater/RS-Ascar, Isolete Bacca, lembra que os Conselhos são peças fundamentais para a organização dos municípios com o objetivo de deliberar sobre os atos políticos e sociais de assistência social. “A orientação é para que nas Conferências Municipais seja feito um resgate das deliberações das conferências realizadas de 2005 até hoje, avaliando o que mudou ou não”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário, mas se identifique.