quinta-feira, 5 de julho de 2012

50º Congresso da ADJORI debate mídia e criatividade na imprensa

O 50º congresso da ADJORI reuniu nos dias 30 de junho e 1º de julho mais de 71 jornais associados e mais de cem participantes no Hotel Embaixador em Porto Alegre. O evento que consolidou o biênio da próxima diretoria da Associação teve uma programação de palestras com convidados especiais, relacionadas às eleições 2012, criatividade no meio jornalístico, investimentos em mídia e humor com o jornalista e humorista Renato Pereira.
Um dos palestrantes foi o assessor chefe da corregedoria do TRE, Josemar Riesgo, que esclareceu algumas regras sobre as eleições 2012 com ênfase na imprensa escrita.
Segundo Riesgo, o TRE e as entidades que representam a mídia no Estado mantêm uma importante parceria para tratar dúvidas e restrições destes veículos de forma preliminar para que o conteúdo e a qualidade jornalística não seja prejudicada.
Josemar lembrou ainda que a justiça eleitoral é rigorosa, por isso a importância do cumprimento da legislação, pois uma multa aplicada a jornal grande tem impacto menor do que se aplicada a um com estrutura menor. Outra questão pontuada foi à propaganda na internet e imprensa escrita até a véspera das eleições, autorizada através de nova legislação desde as últimas eleições municipais. “A partir do dia 06 de julho começa a propaganda na imprensa escrita e 21 de agosto no rádio e TV”, explica.
A diretora de publicidade da Secretaria de Comunicação do Estado, Christel Fank, falou sobre as políticas de comunicação do Estado, dos investimentos feitos em marketing e justificou os cortes: “Não existe verba para fazer mídia em todos os jornais o tempo todo, a SECOM dá as diretrizes, mas cada secretaria tem autonomia sobre sua verba”. Os critérios avaliados antes de fazer uma inserção também foram explicados aos congressistas, que se mostraram insatisfeitos com a forma de destinação de mídia aos jornais do interior. Christel anunciou uma abertura maior neste sentido a partir de 2012, sobretudo com os jornais quinzenais e semanais “percebemos que estreitar a relação com os veículos do interior é importante, vamos ajustando esse diálogo aos poucos”, disse. A palestrante respondeu questionamentos dos empresários sobre a política de investimentos e o valor gasto em cada jornal.
O terceiro palestrante foi o publicitário Günther Staub, que realizou uma dinâmica de grupo com os participantes sob o tema: “O que você faz para encantar o seu leitor e aumentar o faturamento do seu jornal?” Cada mesa apresentou uma lista de sugestões, entre elas: cadernos especiais, valorizar o que acontece na comunidade, qualidade de impressão, cobrar valor justo pela assinatura, qualidade nos textos e diagramação.
O ciclo de palestras foi encerrado pelo humorista e jornalista Renato Pereira, que descontraiu os participantes sob a temática do bom humor nas relações com os leitores e anunciantes. “É preciso fazer um jornal com criatividade, que desperte a curiosidade do leitor e virar a próxima página”, argumenta.

Nova Diretoria -

Na ocasião, foi empossada a nova diretoria da ADJORI que estará à frente da entidade no biênio 2012/2014 e tem a seguinte composição:

Presidente – Miguel Luz - Esteio

1º Vice-presidente – Aroldo Leote Rocha – Palmares do Sul

2º Vice-presidente – Cleber Giovani Silveira – São Gabriel

1º Secretário – Amarildo Machado Filho - Vacaria

2º Secretário – Rogério Luiz Pereira – Canoas

1º Tesoureiro – Antônio Carlos da Silva Blaskoski - Guaíba

2º Tesoureiro – Elisabeth de Fátima Guimarães - Ibirubá

Diretor Patrimônio – Pedro Negeliskii - Viamão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, mas se identifique.