quarta-feira, 17 de julho de 2013

Termo de cooperação entre Prefeitura e Susepe proporciona qualificação profissional para 12 detentas

O Governo Municipal oficializou a entrega de uma máquina de costura industrial – em sistema de cedência – para a execução prática de cursos de qualificação profissional desenvolvidos pelo Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS) de São Gabriel. Conforme a proposta, 12 detentas estão sendo beneficiadas com a qualificação de mão de obra e sendo preparadas para inserção imediata no mercado de trabalho gabrielense.

O projeto vem sendo executado desde o início do ano por equipes do CREAS com oficinas de artesanato. Segundo a coordenadora do setor, Inez Sofia Difante, as aulas acontecem todas as quintas-feiras, pela manhã, no prédio do antigo Fórum Municipal. Essa primeira parte corresponde a educação teórica do aluno.
O prefeito Roque Montagner participou da reunião que marcou a abertura da segunda etapa, na manhã desta terça-feira (16/07), no Presídio Estadual de São Gabriel. Conforme Montagner, o projeto vai preparar e aprimorar as detentas, “dando a elas, após saírem do sistema prisional, aprendizado necessário para a geração de renda”.
O diretor do Presídio Estadual de São Gabriel, agente José Rodrigo da Costa Rodrigues, disse que está sendo montado um atelier numa sala da Casa Prisional. “Elas vão ter a oportunidade de colocar em prática o que estão aprendendo no CREAS. Com a capacitação das detentas, vamos promover a reinserção delas na sociedade já qualificadas e aptas para o mercado de trabalho”, comentou.
O termo de cooperação entre a Prefeitura Municipal e a SUSEPE ainda prevê a participação de empresas da cidade. “Hoje, estamos em contato com alguns empresários com o intuito de inserirmos as detentas no quadro de funcionários assim que liberadas pela Justiça”, explicou. Além do prefeito Roque Montagner, também participaram da reunião o Secretário Municipal de Assistência Social Cleber Giovane Silveira e a Secretária Municipal de Planejamento e Projetos Tani Vieira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, mas se identifique.