quinta-feira, 18 de julho de 2013

Jornada Pedagógica reúne cerca de 600 professores da Rede Municipal de Ensino

Para fortalecer o sistema de capacitação continuada dos profissionais do ensino, a Secretaria Municipal de Educação está realizando a 2ª Jornada Pedagógica de 2013. O encontro reúne 566 professores da rede pública municipal, que participam desde o dia 12, em grupos separados, de vários circuitos de palestra. A Jornada tem objetivo de aprimorar os conhecimentos dos educadores. A abertura oficial do evento foi realizada pelo Prefeito Roque Montagner, que na manhã da última quarta-feira, no CTG Caiboaté falou para
os professores. “Reconhecemos em vocês professores verdadeiros agentes formadores e transformadores. O professor é um dos mais importantes agentes sociais e a qualidade da educação é um dos nossos focos principais. Desejo a vocês uma ótima jornada de aprimoramento”. A presidente do Poder Legislativo, Sandra Xarão também esteve presente na solenidade e ressaltou a importância das capacitações. “É assim que se faz a educação, com aprendizado contínuo e qualificado. É muito bom ver o governo investindo nessa bandeira que deve ser a primeira na vida de qualquer pessoa. Que todos saiam dessa jornada, mais fortalecidos, ainda mais preparados, para educar os alunos da rede municipal” finalizou Sandra.
A secretária Nilvanês Jobim enfatizou as inovações da Jornada Pedagógica 2013, que começou na semana passada. A descentralização das atividades da jornada para grupos menores teve início na última sexta-feira (12), na Escola Municipal Ginásio São Gabriel, quando diretores e supervisores receberam informações sobre o Regimento Escolar e Plano Político Pedagógico. Os esclarecimentos foram ministrados pela professora Ângela Marinho. Na Segunda, dia 15, os professores municipais que trabalham nas salas de recursos receberam orientações. A capacitação foi ministrada pela professora Ligia Jacob de Vargas, que é Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Depois de apresentar os projetos e de anunciar a aquisição de verbas para a ampliação das escolas, Nilvanês falou da formação do cidadão, que está atribuída à família e aos professores. “A boa formação dos nossos alunos vai muito além, do conteúdo em sala. Cada vez que sorrimos para um aluno, que limpamos uma lágrima dele, que o orientamos, estamos lapidando um ser. E, isso, é ser exemplo é ser um bom educador”, enfatizou a secretária.
Palestraram na abertura oficial da Jornada Pedagógica, o Promotor da Vara da Infância e Juventude, Fernando Andrade Alves, que orientou sobre a função da promotoria nos assuntos referentes à indisciplina. Na continuidade a fonoaudióloga Letícia Bulcão enfatizou a importância dos cuidados com a voz.
A programação prossegue no dia 18, com a fala do Conselheiro Tutelar Felipe Silva que enfocará assuntos relativos à ficha FICAI e ao papel do Conselho Tutelar no contexto escolar. A seguir será realizada a palestra Qualidade de Vida, ministrada pelo Dr. Arlindo Luiz Desconzi da UFSM.
Paralelamente, no dia 18, no auditório da Escola Ginásio São Gabriel estará acontecendo a formação específica para os profissionais da Educação Infantil. A primeira palestra é da Médica Pediatra Drª Fatima Bicca, com o tema a saúde da criança de 0 a 5 anos. Logo, a programação prossegue com a enfermeira Ana Carolina do SAMU, que dará orientações sobre primeiros socorros e higienização de pequenas lesões. Durante a tarde, as professoras, Diva Wallauer, Patrícia Pozzatti e Naizy Machado vão ministrar o tema Atividades Pedagógicas para crianças de zero a 3 anos e Pró Infância. Encerrando a Jornada Pedagógica, no dia 19, o Doutor em Ciências da Educação Isaias Regis ministrará a Palestra Avaliação – Interdisciplinaridade e Inclusão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, mas se identifique.