quarta-feira, 29 de julho de 2009

FALANDO SÉRIO - CLEBER GIOVANE SILVEIRA

Prefeito compra jornal...
Num país onde os órgãos de imprensa se vendem para o poder político (em troca de "verba") e não vamos longe, quando o governo Yeda cortou parte dos gastos em publicações com o Grupo RBS a casa caiu e o pescoço da governadora foi enrolado em uma corda para possível enforcamento. Isso que o próprio Grupo deu "apoio" ao atual governo na época da eleição. Mas enfim, enquanto isso, a popularidade do governo Lula está sempre oscilando entre 70 a 80% de aprovação, porque as "torneiras" de publicidade do governo federal estão sempre abertas aos grandes órgãos de imprensa e de vez em quando, respingando algumas gotas nos pequenos. Estratégia inteligente que abafou muitos escândalos. Todavia, conforme informação de um amigo caçapavano, o prefeito, coronel Zauri Tiaraju não estava contente com a linha editorial do Jornal de Caçapava (JC), até porque nos outros órgãos de imprensa os proprietários possuem "cargos políticos", resolveu então fazer uma proposta de compra do mesmo. Após uma negociação que durou algumas semanas, na quarta-feira passada foi batido o martelo: o prefeito, Coronel Zauri Tiaraju, se tornou o mais novo investidor na área de comunicação em Caçapava. Em sociedade com o jornalista Cléber Ismerio – que hoje é assessor de imprensa da prefeitura – ele comprou o Jornal de Caçapava. O prefeito garantiu ao meu amigo que não tornará o JC em um jornal "chapa-branca" (jornal de governo) falando apenas bem da administração. "Será um jornal com imparcialidade" disse ele. Será?

SISTEMA PRISIONAL
São Gabriel está quase entrando para a lista de presídios superlotados. Hoje, por exemplo, o Presídio Estadual está quase que 50% acima de sua capacidade. O que causa grandes preucupações aos gabrielenses. Tanto é que tivemos duas fugas nesses últimos meses. Mas confome uma reportagem que assisti na Record o sistema prisional gaúcho está um caos, pois há mais de 30 anos não são construídos novos presídios. Os governantes que passaram não contruíram uma única cela. O jornalismo da Record apresentou uma série de reportagens constatando que nosso Estado tem 28 mil presos, dos quais 70% é reincidente e 5 mil presidiários fogem a cada ano, sendo até 14 fugas por dia. Um leitor que mandou uma sugestão para as próximas edições comenta: "já que 90% dos presídios não tem condições sequer de servir de depósito de ratos, o melhor é demolir tudo e construir colônias penais de alta segurança nesse interiorzão que o Brasil tem de sobra e botar toda essa gente pra trabalhar e pagar pelo custo que nos dão ao viver nos presídios", disse. A pergunta que está na boca do povo: se eu preciso trabalhar pra viver, se você precisa trabalhar pra viver, porque um presidiário tem o luxo de ficar ganhando casa e comida num presídio sem trabalhar?
"A verdade sempre é uma verdade e, na pior das tempestades, jamais afundará e sempre estará flutuando. Porém, dizer as verdades não é necessário o tempo todo, pois a verdade só pode ser dita quando a menor quantidade de mortos e feridos for absolutamente necessária. Antes de "tocar na cara" e "botar em pratos limpos", pergunte-se: a verdade é necessária? Se sim, faça mais uma pergunta: justamente agora?"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, mas se identifique.